CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 23/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura realiza a entrega de kits escolares

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Educação faz a entrega do Kit escolar para os alunos da rede municipal de ensino de paraipaba.

O município de Paraipaba avança cada vez mais nos investimentos educacionais!

Fardas e kits escolares continuam sendo entregues, nas escolas da Rede Municipal de Ensino!

#Educação 16/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Areninha nova na localidade do Cacimbão dos tabosas

A população esperou por muito tempo para ter uma arena de futebol, uma demanda principalmente dos jovens.

Hoje é um dia de alegria para a juventude, um momento de glória com a entrega da Areninha.

População feliz e a sensação de dever cumprido. Sigamos em frente sempre.

#Educação 16/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO No Cacimbão dos tabosas tem escola reformada e ampliada

Mais escolas reformadas e ampliadas.

Foi entregue mais escola com nova estrutura para os nossos alunos da rede municipal de ensino de paraipaba. Visamos sempre em promover uma educação ampla e de qualidade nas salas de aulas, pensando sempre no bem estar dos nossos alunos e profissionais da educação.

#Educação 10/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura conclue obra e areninha é inaugurada na localidade do Setor C1

Areninha para a população.?

A localidade da vila pôr do sol ganha nova areninha.

Promove o desenvolvimento esportivo das crianças.

Nossos jovens no caminho do bem, no caminho do esporte e no caminho do lazer.

#Educação 10/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Inauguração e ampliação da escola da localidade do Setor C1

A Prefeitura de Paraipaba inaugurou mais um importante espaço que irá promover mais qualidade no ensino das alunos da rede municipal de ensino de paraipaba. Um ambiente totalmente qualificado garante um aprendizado com mais comodidade e influe de forma direta no bem estar dos profissionais e alunos.

#Educação 07/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Inauguração da reforma e ampliação da Escola Aldenor Pereira dos Santos

Mais uma escola inaugurada ?

EMEIF Aldenor Pereira dos Santos.

Cuidando do nosso povo!?

#Educação 07/02/2024 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura inaugura nova areninha no Distrito de Camboas

Inauguração da areninha no distrito de Camboas. ??

Mais um investimento no esporte. ?

Um golaço de obras. ????

#Educação 31/12/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO ESCOLA BETEL REFORMA CONCLUIDA

A prefeitura de Paraipaba entregoumais uma escola reformada. Agora os alunos contam com uma instituição de ensino adequada e estruturada para um bom aprendizado e oferecendo mais conforto aos alunos paraipabense.

#Educação 20/10/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO PREFEITURA INAUGUROU A REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA COMPLEXO ESCOLAR SETOR B

Escola de Cara nova.

Olha esse antes e depois da escola da localidade do Setor B.

Agora nossos alunos terão um ambiente digno e de qualidade na sala de aula.

#PrefeituradeParaipaba

#educação

#escolas

#reforma

#Educação 18/10/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Processo Seletivo de Gestores Escolares

Seleção Pública dos Gestores

Escolares da Secretaria de Educação

do Munícipio de Paraipaba - CE

#Educação 12/09/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Alunos do município de Paraipaba participaram da Olimpaidas de Matematica Unicamp - Campinas - SP

Nos dias 2 e 3 de setembro, foi realizada a final da Olimpíada de Matemática da Unicamp, OMU, em São Paulo. Em sua 39° edição, a competição bateu recorde de participação, com cerca de 9 mil estudantes inscritos, divididos em 3 mil equipes. E a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, é destaque na OMU. Nossos alunos receberam a premiação de equipe com a maior nota de todo o Nordeste, entre as escolas públicas sem processo seletivo.

Parabéns a equipe IJFD, composta pelos alunos de 9° ano da escola Paulo Silva dos Santos:

#Educação 11/09/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Escola Francisco Cipriano Moreira reformada e ampliada

A Prefeitura de Paraipaba segue fazendo obras.

Mais uma escola reformada e conluida e entregue a população.

Seguimos investindo no ensino dos nossos alunos, adequando as escolas com novas estruturas e garantindo um espaço de qualidade. A educação pública deve sempre ser prioridade, o filho da pessoa humilde tem que ser valorizado, a criança tem que sentir prazer em ir para a escola e receber uma educação de qualidade.

#Educação 15/05/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Escola Edmundo Pereira Barbosa reforma concluida

a localidade do setor C2 recebeu a Escola Edmundo Pereira Barbosa totalmente reformada e ampliada.

Tudo o que foi solicitado, foi providenciado. A escola está linda e estar proporcionando uma educação de qualidade aos nossos alunos.

A população fica feliz quando conseguimos um ótimo resultado na reforma da escola.

#Educação 03/05/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Grupo do selo Unicef promove palestra com o tema: Reciclando e evitando o desperdíciio de alimentos.

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, realizou por meio do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, do selo Unicef, uma palestra ministrada pela Nutricionista Bárbara Raulino, com o tema: Reciclando e evitando o desperdício de alimentos.

O evento foi realizado na Escola Complexo Escolar Setor C-1, onde os alunos dessa instituição puderam participar desse momento informativo e prazeroso.

Na ocasião, também foram entregues, Gibis da Turma da Mônica, com receitas e dicas importantes sobre estratégias para evitar o desperdício de alimentos, além de um jogo de tabuleiro super interativo com perguntas e respostas sobre o tema discutido.

#Educação 13/04/2023 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura entrega novos ônibus escolares com total acessibilidade

A Prefeitura Municipal de Paraipaba, através da Secretaria de Educação e Desporto, investe em qualidade de vida para os nossos estudantes!

Oficialmente, já foram entregues no início do mês de abril/2023, quatro ônibus escolares zero km, com total acessibilidade e estamos aguardando a chegada de mais seis ônibus, garantindo mais conforto e segurança para nossos discentes. É um investimento de R$ 4.430.000,00 em segurança e bem-estar dos estudantes de Paraipaba.

E não para por aí!! Está sendo planejado a compra de mais sete ônibus, para atender a demanda de todo o Município!

#Educação 09/11/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO 15ª Olimpiada brasileira de Matematica Premiação ao aluno Bruno Yude Batista da silva

O aluno Bruno Yude Batista da Silva, da Escola Antônio Barroso Braga da comunidade de Boa Vista, Paraipaba-CE e o Professor Evaristo Matos embarcaram rumo a Salvador. Os mesmos participaram do evento de premiação da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática.

#Educação 13/08/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Entrega da Reforma da Escola José Teixeira na comunidade de Pedrinhas

A Prefeitura Municipal de Paraipaba, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou nesta sexta-feira, a entrega da Reforma da Escola José Teixeira na comunidade de Pedrinhas. Nas imagens vocês podem acompanhar a participação de pais e alunos, secretários municipais e servidores da rede pública de ensino, além da apresentação da Banda de Percussão Municipal de Paraipaba.

#Educação 13/08/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Entrega de kits multimídias para 20 escolas do município de paraipaba

Pacto pela Aprendizagem é um programa do Governo do Estado do Ceará que tem por objetivo fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e municípios cearenses, ofertando equipamentos multimídias e assistência financeira para auxiliar a recuperação das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental (1º o 9º ano).

Em Paraipaba, todas as escolas de Ensino Fundamental (20 escolas) foram contempladas com kits multimídias (notebooks, câmera e tripés) que serão utilizados como ferramenta pedagógica nas salas de aula.

Estas ações irão contribuir positivamente para a qualidade da educação em nosso município.

#Educação 22/07/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO VISITA AO CAMINHÃO 5G HUAWEI- Secretaria de educação promove aula de campo com os alunos da rede estadual de Paraipaba

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação e Desporto, promoveu uma aula de campo com os alunos da rede estadual de ensino, matriculados na EEM Engenheiro Ageu Romero e EEEP Flávio Gomes Granjeiro. Os jovens estudantes tiveram a oportunidade de visitar o "Caminhão 5G da Huawei", que está exposto em Fortaleza, na sede da Anatel e, na ocasião, receberam explicações sobre aplicações práticas da Tecnologia 5G e de seus impactos nas áreas de educação, comércio, agronegócio, segmento industrial e em nossas residências. Foi uma verdadeira imersão digital!

Ainda neste ano estes recursos e aplicações começarão a ser implantadas em nosso Estado e em nossa cidade!

#Educação 15/07/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Solenidade de entrega dos instrumentos da Banda Marcial Municipal

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Educação e Desporto, promoveu a Solenidade de Entrega dos Instrumentos da Banda Marcial Municipal na Escola Francisco Figueiredo.

Esse projeto tem o objetivo de investir no talento de crianças e adolescentes, proporcionando uma educação cultural de qualidade. Na ocasião, se fizeram presentes a Prefeita, Dra. Ariana Aquino, Secretário de Educação, Professor Ferreira, o Maestro da Banda Marcial, Ulisses Quintela, juntamente com os estudantes integrantes do grupo musical, o Diretor de Cultura Dedé Pacheco, autoridades parlamentares, secretários, gestores escolares, professores, profissionais da Secretaria de Educação, pais, alunos e toda comunidade local, para prestigiar a entrega de 256 instrumentos para compor a Banda Municipal, dentre eles: Tarol, caixa surdo e medalhão.

As Bandas Marciais são oferecidas em algumas escolas públicas como oficinas pedagógicas. Nelas, os alunos têm a oportunidade de crescimento e desenvolvimento musical por meio do aprendizado da técnica de instrumentos diversos, que ocorre nos ensaios individualizados e em grupos.

Educação é a base de toda conquista!

#Educação 02/07/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Cerimônia Regional de premiação da OBMEP 2019 (15ª EDIÇÃO)

No último sábado, 02 de julho de 2022, o município de Paraipaba-CE, representado por seus alunos medalhistas, esteve presente na Cerimônia Regional de Premiação da OBMEP 2019 (15ªedição). A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como um dos seus principais objetivos, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.

Educação é a base de toda conquista!

A nossa gestão tem o compromisso com nossos alunos. Avança Paraipaba!

#Educação 06/06/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação recebe equipamentos eletrônicos e destina as escolas da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da secretaria de Educação, realizou a entrega de 22 TVs Smart de Led, 50 polegadas, para a Escolas Municipais de Paraipaba. As 26 unidades escolar do município de Paraipaba terão uma TV cada para auxiliar no desenvolvimento didático dos professores e alunos.

As TVs são recursos necessários para o ensino, porque as crianças precisam, além da escrita, do lúdico no processo de aprendizagem.

#Educação 17/03/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação cria o Comitê Mais Infância no Município de Paraipaba

A Prefeitura de Paraipaba através da Secretaria de Educação, criou nesta manhã, 17 de março/2022, o COMITÊ MAIS INFÂNCIA, que está diretamente ligado ao Programa Mais Infância Ceará. O comitê tem como proposta desenvolver um plano de ação baseado nos Parâmetros Curriculares da Educação Infantil, que considera a criança o centro do planejamento curricular. Todas as ações promoverão, ainda mais, a qualidade e equidade da Educação Infantil de Paraipaba.

#Educação 07/03/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Paraipaba é contemplada no "Programa Pacto pela Aprendizagem"

Paraipaba foi contemplada no Programa Pacto pela Aprendizagem" do Governo do Estado do Ceará.

Esse programa irá beneficiar 100% das Escolas do Município, 20 escolas e 4.000 alunos.

Contaremos com apoio financeiro e equipamentos pedagógicos para atender as escolas municipais na retomada das atividades presenciais e recuperação de aprendizagem.

O Município de Paraipaba está contemplado nessa primeira fase do projeto, em breve teremos mais novidades em nossas escolas.

Pacto pela aprendizagem.

Educa+Ceará.

#Educação 21/02/2022 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação retorna com as aulas presenciais

Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, as escolas da Rede Pública Municipal retornaram com as aulas presenciais.

Foi recomendado a todos os profissionais das escolas, sobre o cumprimento dos protocolos de segurança. As escolas disponibilizam totem dispensador de álcool em gel em suas dependências. As recomendações do uso constante de máscara, também foram instruídas.

Os alunos chegaram nas escolas com brilho nos olhos e sorriso no rosto, afinal foram dois anos longe da rotina no ambiente escolar. Acompanhado pelos pais, eles participaram de um momento de acolhimento com os professores.

Assim foi dado o ponta pé inicial do retorno às aulas no ano letivo de 2022.

#Educação 04/08/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO ALUNAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARAIPABA SERÃO BENEFICIADAS COM PROJETO DE LEI QUE ATENDERÁ A SAÚDE FEMININA

Na manhã desta quinta-feira (29), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal dos Vereadores de Paraipaba, o Projeto de Lei 014/2021 que dispõe sobre o fornecimento de Kits Higiênicos nas Escolas Públicas do Município de Paraipaba. O Projeto de Lei foi proposto pela Prefeita Municipal Ariana ao Poder Legislativo.

A Prefeita Municipal tem desde o inicio do seu mandato, trabalho para garantir os direitos e o espaço da mulher na sociedade. Uma forma de garantir esses e outros direitos são os cuidados com a figura feminina ainda em sua adolescência, como define o principal objetivo desta Lei.

A Sessão Ordinária desta manhã aconteceu as 9h em sala virtual e transmitido ao vivo pelo perfil oficial no facebook, com a participação do Secretário de Educação Professor Ferreira Cunha, das alunas Larissa Evellyn (7º ano) e Zayra (9º ano), da professora Marilac e da Ex-vereadora Priscila Meireles. As participações das alunas atestaram a importância do projeto, relatando sobre os benefícios como o conforto de ir a escola e serem assistidas no âmbito da saúde da mulher.

A Lei é original do Governo Federal, aderida pelo Governo Estadual e alguns municípios estão aderindo, como é o caso do Município de Paraipaba.

#Educação 19/07/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Bate Bola - Estádio Municipal recebeu Jefferson Franco presidente da ONG Brazil football Club

No último Sabado (16/07), a Areninha no Estádio Municipal O Zezão, recebeu para um "BATE BOLA", o ex-atleta Jefferson Franco, fundador da ONG Brazil Football Club. Participaram desse evento os dirigentes de diversos times do município de Paraipaba, além da presença dos próprios jovens e adolescentes, que interagiram com o ex-atleta.

Jefferson compartilhou suas experiencias ao longo de sua carreira e encorajou os jovens a seguirem com seus sonhos, sempre alertando que o esporte é, em um modo geral muito importante e fundamental para o desenvolvimento educacional e social da criança e do adolescente.

O evento contou também com a participação de autoridades parlamentares, empresários e a imprensa. Houve também a entrega de uniformes o time Juventude sub 15 e sub 17.

#Educação 29/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Ariana Aquino assina adesão ao Selo UNICEF 2021-2024

Nesta terça-feira (29), a prefeita Ariana Aquino esteve reunida com a articuladora municipal do Selo Unicef, dra. Fátima Carneiro, e com o mobilizador do Selo Unicef, José Valderino. Na ocasião, a prefeita assinou a adesão do Selo UNICEF 2021-2024 no município, reafirmando o compromisso em fortalecer ainda mais as políticas públicas ligadas aos direitos das crianças e adolescentes em Paraipaba.

#Educação 24/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Ariana Aquino se reúne com articuladores do Selo Unicef

A prefeita Ariana Aquino, secretários municipais e articuladores do Selo Unicef se reuniram nesta quarta-feira (23/06) para conhecerem as ações indicadas para o Selo Unicef - Edição 2021/2024.

A prefeita e envolvidos fortaleceram o pacto de investir em serviços e mobilizar os diferentes segmentos para que o município de Paraipaba venha, novamente, conquistar o Selo Unicef.

Essa conquista é a garantia de que os direitos das crianças e adolescentes estão sendo alcançados!

#Educação 16/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Paraipabenses podem fazer cadastro para vacinação contra Covid-19 nas escolas do município

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, informa que a partir desta quarta-feira (16/06) as Escolas da Rede Municipal de Ensino estarão disponibilizando acesso à internet à população para realizarem o cadastramento no Sistema Saúde Digital. O cadastro é fundamental para o processo de vacinação contra a covid-19 no município. O cidadão deve procurar os profissionais das escolas para demais esclarecimentos. Lembrando que os horários de funcionamento em cada unidade escolar para este atendimento é de 8h às 11h e das 14h às 17h.

#Educação 16/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Paraipaba recebe segunda visita do Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a AVSI Brasil, iniciou a segunda etapa de visitas às escolas e UBS do município de Paraipaba que foram contempladas no projeto "Resposta à COVID 19 no Semiárido Brasileiro".

Foram realizadas diversas ações, no período de 10 a 15 de junho, que contemplam desde reuniões de foco com os segmentos de professores, alunos e pais; além da entrega de material de comunicação e de higiene.

O Secretário Interino de Educação, professor Rafael Silva, esteve presente nos momentos de formação e de entrega de material e fortaleceu a importância do projeto para a disseminação das informações adequadas para o combate à Covid-19.

#Educação 09/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARAIPABA TOMA POSSE

Nesta quarta-feira, 9 de junho, foi realizada virtualmente a posse do novo Conselho Municipal de Educação do Município de Paraipaba (CEMEP). Em reunião com os representantes eleitos, a prefeita Ariana Aquino e o secretário interino de Educação, professor Rafael Silva, deram posse ao novo Conselho, que assumirá durante o biênio 2021 e 2022.

Exercendo o papel de articuladores e mediadores junto aos gestores municipais, os Conselheiros desempenham suas funções em prol das demandas educacionais do município.

#Educação 03/06/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO CACS realiza reunião para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021

Nessa quarta-feira, 02 de junho, aconteceu a reunião do Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS, do Fundo Nacional da Educação Básica-FUNDEB, presidida pela professora Cledileuda Lucena, para prestação de contas do 1° quadrimestre de 2021.

A Prefeitura Municipal de Paraipaba-CE, através da Secretaria Municipal de Educação, segue cumprindo com mais uma de suas responsabilidade: a publicidade de suas ações!

#Educação 29/05/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Paraipaba atualiza cadastro das unidades executoras das escolas municipais

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, informa que todas as escolas da rede municipal estão com suas unidades executoras atualizadas. Com isto, as unidades escolares estão aptas a receberem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A atualização cadastral também garante ao gestor municipal o recebimento dos comunicados, informativos e orientações oficiais do FNDE sobre o programa, o que contribui para a correta e eficaz execução dos recursos do PDDE.?

FONTE: FINDE

#Educação 04/03/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Ministério da Educação e FNDE iniciam a implementação de internet banda larga nas escolas da zona rural de Paraipaba

O Programa de Inovação Educação Conectada, através do Ministério da Educação e por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, iniciou a implementação de internet banda larga nas escolas do município de Paraipaba. O objetivo do Programa é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Nesse sentido, o Programa auxilia o ambiente escolar preparando-o para receber a conexão de internet, e favorecer aos professores com novos conhecimentos educacionais, proporcionando aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

#Educação 03/02/2021 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Programa Acesso à Universidade iniciará recadastramento para uso do transporte universitário

A Secretaria Municipal de Educação divulgou recentemente o cronograma de recadastramento para uso do transporte universitário do Programa Acesso à Universidade. A renovação do cadastro acontecerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro, de 8h às 12h na Secretaria de Educação, localizada na rua João Viana Pessoa, nº 466, Monte Alverne.

Para realizar a rematrícula, o estudante precisará de:

- Comprovante ou Declaração da Instituição de Nível Superior em que está efetivamente matriculado(a);

- comprovante ou declaração da Instituição que comprove a frequência mínima de 80% da carga horária de cada mês;

- comprovante de residência atualizado;

- 1 foto 3x4 atualizada.

A pasta informa ainda que, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, para evitar a propagação da covid-19, o recadastramento seguirá o seguinte cronograma:

Dia 08/02: rotas 1 e 2

Dia 09/02: rotas 3 e 4

Dia 10/02: rotas 5,6 e 7

Dia 11/02: rotas 8,9 e 10

Dia 12/02: rotas 11,12 e 13

O uso de máscara é obrigatório!

#Educação 14/01/2021 SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Paraipaba firma parceria com empresa e oferece cursos gratuitos para a cidade

Na parceria firmada entre a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Assistência Social e Unicursos Fortaleza, centenas de paraipabenses estão tendo a oportunidade de aprimorar o seu currículo.

São quatro cursos oferecidos gratuitamente, que estão sendo ministrados em quatro dias do mês de janeiro. Ao todo, são 510 alunos participando das aulas que estão acontecendo na escola Francisco Figueiredo, com apoio da prefeitura.

Importante ressaltar que há o cumprimento das medidas preventivas contra a covid-19, tais como: distanciamento social, deixando sempre uma cadeira vaga entre os alunos, uso de máscara e álcool em gel.

#Educação 07/08/2020 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação realiza encontro de gestores e apresenta o Programa Escola de Mestres e Escola de Pais

A equipe da Secretaria de Educação reuniu, na última quarta-feira, dia 05, supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, para orientar o recomeço das aulas remotas e a continuidade das ações pedagógicas para o ano letivo 2020.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Programa Escola de Mestres e Escola de Pais, com a palestra do Professor Emílio Freitas, cientista social, mestre em políticas públicas e doutor em Educação. O objetivo do Programa é cuidar de quem cuida, fortalecendo emocionalmente os nossos gestores, professores e pais para o enfrentamento dos desafios atuais.

O encontro foi realizado no CEI Neuba de Azevedo Baptista, e seguiu todos os protocolos de segurança.

#Educação 12/05/2020 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Alunos recebem kits de merenda escolar

A Secretaria de Educação está realizando a entrega dos kits de merenda escolar. Os estabelecimentos de ensino de Boa Vista, Calumbi, Camboas e Alto do Cipó. Ao todo, 6030 de 30 escolas alunos da rede municipal serão beneficiados

A entrega está acontecendo de forma gradual.

#Educação 06/05/2020 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura inicia entrega de kits de merenda escolar

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, inicia hoje (06), a entrega de kits de merenda escolar nas escolas municipais.

A entrega acontecerá de forma gradual. Uma equipe responsável de cada escola fornecerá um cronograma para os responsáveis de como será realizada a distribuição deste kit. Os pais e responsáveis serão avisados quando poderão comparecer à escola em que seu filho estuda para recebimento do mesmo.

Ao todo serão 30 escolas e 6.030 alunos beneficiados com o kit escolar, desde turmas do ensino infantil, ensino fundamental e EJA - Educação para Jovens e Adultos.

#Educação 04/12/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Paraipaba supera média nacional e cearense em Índice de Oportunidades da Educação Brasileira Com nota 5,1 no IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, Paraipaba supera as médias nacional (4,7) e cearense (4,1), e apresentou crescimento desde quando o indicador foi divulgado pela primeira vez em 2015. O indicador avaliou 4.909 municípios em todo o País analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

A educação de Paraipaba apresenta um crescimento extremamente favorável de 2015 (4,7 ) para 2019 ( 5,1), definido por mais oportunidades educacionais e avanço significativo ao longo da série histórica. Esse nível corresponde às localidades que obtiveram uma nota acima da mediana (4,7- índice nacional do IOEB) e que demonstraram crescimento mais expressivo na série histórica (2015-2019).

O IOEB é um índice único para cada localidade (município ou estado) formado pela relação entre os resultados educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio; insumos educacionais; escolaridade dos professores, experiência dos diretores, número de horas-aula por dia, taxa de atendimento na educação infantil; e escolaridade média dos pais.

Paraipaba - 5,1
Média Estadual 4,1
Média Nacional 4,7
#Educação 21/10/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeitura realiza festa para professores
A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta (18), uma festa de homenagem aos professores da rede municipal, estadual e particular do município.


O tema da festa foi "Nossos professores nos inspiram", e contou com a presença de mais de 400 professores. Foi realizado o I Festival de talentos, no qual os mestres tiveram de mostrar que não são bons somente em sala de aula, mas também no palco. Apresentações de música, poesia e contação de histórias foram interpretadas pelos homenageados.


O prefeito Dimitri Batista, juntamente com secretários municipais e vereadores estiveram presentes no evento. O gestor municipal realiza anualmente um aumento salarial de mais de 7% aos educadores. "Estou muito feliz em participar deste evento. Nossos professores merecem, uma educação de qualidade é uma de nossas maiores prioridades", declara o prefeito.

#Educação 08/10/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeito Dimitri Batista entrega fardamaneto os alunos da educação infantil
O prefeito Dimitri Batista iniciou, na última sexta-feira (04), a entrega de fardamento aos alunos da educação infantil. Cada criança recebe três peças de uniforme (2 blusas e uma bermuda para os meninos e 2 blusas e 1 short-saia para as meninas). A entrega é uma das formas de garantir a permanência das crianças na escola e a qualidade do nível de ensino. Foram adquiridos 2029 kits para atender a todas as escolas municipais. Dez por cento de cada tamanho das peças, serão reservadas para os novos alunos que entram no decorrer do ano, ou para reposição, conforme a necessidade das escolas.

A gestão municipal vem investindo e melhorando cada vez mais, não só a educação, mas diversos outros setores. Além dos uniformes, a prefeitura realiza constantes investimentos, como livros didáticos e agendas para todas as crianças da educação Infantil, formações constantes com professores, ampliação de vagas nas creches e demais níveis de ensino, e por conta disso, comemoramos a elevação no número de matrículas na rede, que era um fator preocupante no início da gestão. Têm sido feitas reformas, ampliações e recuperação das Unidades Escolares, entre outros.

Já foram reformadas e ampliadas a Escola Francisco Batista de Azevedo, em Camboas; a Escola Francisco Cipriano Moreira, no Camburão; a Escola Vicente Vasconcelos da Silva, no Setor E, com previsão de inauguração ainda este mês, e estão sendo reformadas agora, as duas Escolas do Calumbi, pelo estado crítico em que se encontravam. Além disso, várias escolas estão sendo recuperadas e recebendo pintura, modernos bebedouros, além de fogões novos, freezers, computadores e mobiliário escolar.
#Educação 18/09/2019 SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DETRAN e gestão municipal realizam campanha de educação no trânsito
O DETRAN, em parceria com a gestão municipal, realizou ontem, dia 17, nas escolas municipais e estaduais, ações sobre educação no trânsito. Os profissionais do órgão ministraram palestras, apresentaram uma maquete e desenvolveram brincadeiras lúdicas para os alunos.

O objetivo é promover a reflexão de estudantes, professores e comunidade escolar para um comportamento seguro no trânsito.

A atividade faz parte das metas do selo UNICEF no município, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. (Fotos: ASCOM/PMP)

#Educação 12/09/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Jovens talentos da matemática das escolas públicas de Paraipaba são premiados
No último dia 5, o prefeito Dimitri Batista recebeu no Paço Municipal, os 36 estudantes das escolas municipais e estaduais premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2018.


Na solenidade estiveram presentes a equipe da SME, diretores, coordenadores, professores e pais, e foram entregues 2 medalhas de ouro ( nível A), 7 medalhas de prata ( nível A), 9 medalhas de bronze ( nível A), 1 medalha de bronze ( nível I ), e 17 menções honrosas.


Parabenizamos os estudantes que se empenham nos estudos, e aos professores que os orientam na busca do conhecimento. Agradecemos às equipes da SME, CREDE-02, SEDUC, e aos gestores e pais pelo apoio, estímulo e acompanhamento.
#Educação 21/08/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Alunos da rede municipal de ensino visitam a Bienal Internacional do livro do Ceará
A Secretaria de Educação iniciou a semana promovendo a visitação de alunos, professores e gestores na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Na última segunda (19), os estudantes selecionados para a II Fase da OBMEP 2019 participaram da programação do evento, que está sendo realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza, até o próximo dia 25.

A visitação agendada com antecedência é um incentivo à leitura e faz parte do projeto Formação de Leitores da SME, implementado em 2017.

Os alunos participaram de uma ampla programação como palestras, visita aos stands, contação de histórias, rodas de leitura, apresentações teatrais, entre outras atividades.

Os jovens talentos da Matemática das 11 Escolas Municipais de Fundamental II, participam aos sábados de aulões preparatórios para a OBMEP, no Colégio Farias Brito, e foram convidados pela Secretaria de Educação a ingressar, em uma tarde, no mundo de aventuras, leituras e conhecimento que a Bienal proporciona.
#Educação 09/05/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação amplia rotas do Programa Acesso à Universidade
Com o objetivo de reafirmar o apoio aos estudantes do município, a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação com o Programa Acesso à Universidade, aumentará o número de rotas do transporte universitário. Em breve, a pasta disponibilizará um veículo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Paracuru, nos turnos manhã e tarde. Desde fevereiro deste ano, está sendo disponibilizado também outro transporte exclusivo para o Centro Vocacional Técnico (CVTEC) e para a Universidade Federal do Ceará (UFC) de São Gonçalo do Amarante. Ao todo, serão 11 rotas que irão conduzir diariamente para grandes universidades e institutos, centenas de alunos em busca dos seus sonhos e ideais.

A universitária Erika Silva, estudante de marketing, agradece o apoio do poder público municipal na realização do seu sonho. “Utilizo o transporte universitário todos os dias e considero um meio de locomoção essencial para todos os universitários. Assim como eu, centenas de alunos que por questões financeiras ou familiares, precisam retornar às suas residências dependem deste transporte. É uma ajuda essencial para a conclusão do meu curso. Agradeço a gestão municipal por este programa”.

O programa é custeado pela gestão municipal com recursos próprios e é acompanhado pela Secretaria de Educação. “Este é mais um compromisso assumido por nós que está sendo cumprido. Queremos garantir cada vez mais o ingresso de estudantes da cidade no ensino superior”, declarou o chefe do executivo municipal, Dimitri Batista.

#Educação 21/03/2019 SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Turismo abre inscrições para cursos de inglês e artesanato
A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente está com inscrições abertas para os cursos de inglês e artesanato até o dia 5 de abril. Os cursos acontecerão no Setor D2, na Sede e em Lagoinha.
As inscrições devem ser feitas na secretaria ou através do número (85) 991136070. Não perca esta oportunidade!
#Educação 02/02/2019 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Reforma e ampliação da escola de Camboas é inaugurada
Na ultima quinta-feira (31) foi realizada a inauguração da reforma e ampliação da EMEF FRANCISCO BATISTA DE AZEVEDO, na comunidade de Camboas.
A escola recebeu uma nova coberta, piso industrial em todos ambientes, cozinha e depósito para materiais de limpeza, sala da coordenação, secretaria. Foram construídos o banheiro feminino, banheiro masculino, banheiro adaptados para cadeirantes, construção do muro, além da reforma do pátio coberto, e cinco salas de aulas independentes e revertidas.

A unidade escolar também recebeu um moderno bebedouro, fogão industrial, freezer, quadros brancos, armários, mesa para professores, birôs, ventiladores, e móveis novos. o depósitos de merenda foi reformado e a escola recebeu uma nova pintura.
#Educação 01/10/2018 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Reforma e ampliação da EMEIF Francisco Cipriano Moreira é inaugurada
O prefeito Dimitri Batista e a Secretária de Educação Vanderli Damasceno, inauguraram na última quinta-feira, dia 27, a reforma e a ampliação da EMEIF Francisco Cipriano Moreira, na localidade de Camburão.


O estabelecimento de ensino foi fundado em 1988. Em 2017, o prédio foi recebido pela gestão municipal com uma estrutura física bastante danificada. Com muito empenho e dedicação do poder público municipal, o local foi reformado e ampliado.


O espaço conta agora com 5 salas de aula em excelentes condições de uso, sendo uma totalmente reformada, além da sala da diretoria e do pátio. Foram construídos cinco novos banheiros, entre eles um completamente adaptado para cadeirantes.


A escola também recebeu um fogão industrial, um moderno bebedouro, conjuntos de mesas e cadeiras para a educação infantil, armários, mesas para professores, livros, jogos, brinquedos e móveis novos. O depósito de merenda também foi reformado e todo o prédio recebeu uma nova pintura.


A EMEIF Francisco Cipriano Moreira atende atualmente 163 alunos, da educação infantil ao ensino fundamental I. A próxima escola a ser inaugurada é a escola Francisco Batista de Azevedo, em Camboas.
#Educação 24/04/2018 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação realiza caminhada amanhã para combater evasão escolar
No Dia D da Busca Ativa Escolar, amanhã (25), a Prefeitura de Paraipaba através das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, e apoio das demais pastas, realizará uma caminhada de mobilização e conscientização pelas ruas do município, com o intuito de promover ações e motivar as famílias a matricularem todas as crianças e jovens, entre 4 e 17 anos, que estejam fora da escola. O ponto de partida da caminhada será a escola municipal Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, às 7h30min.

A iniciativa faz parte do programa “Fora da Escola Não Pode”, uma ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo.

Números

Segundo os dados do Programa Busca Ativa Escolar, Paraipaba tinha até 2016, 667 alunos na faixa etária de 4 a 17 anos, fora da escola. Em 2017, a rede municipal aumentou suas matrículas, contando sempre com o apoio e a confiança dos pais na educação do município.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
Contato: comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
(85) 991286868


#Educação 13/03/2018 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeito anuncia: reforma da escola de Camboas iniciará em breve

Em entrevista ao programa "Pulo do Gato", na rádio líder fm, na semana passada, o prefeito Dimitri Batista anunciou que a escola de Camboas terá sua reforma iniciada em breve. "Com todo esforço, logo logo iremos começar a reforma da escola e deixá-la em perfeitas condições de uso para os nossos alunos que merecem sempre o melhor", declarou o gestor.

A escola de Camboas conta atualmente com 244 alunos matriculados.


Rayane Moreira
Jornalista / Assessora de Comunicação
Contato: (85) 991286868 / comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
#Educação 11/01/2018 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INICIA RECADASTRAMENTO DOS ALUNOS QUE UTILIZAM O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO NO PRÓXIMO DIA 15
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, solicita aos universitários que utilizaram os transportes do Programa Acesso à Universidade no ano letivo 2017, que compareçam ao prédio da SME, de acordo com os dias e horários indicados no cronograma abaixo, para realizarem o Recadastramento. O procedimento é fundamental para a organização das rotas no ano letivo 2018.

Logo após, o recadastramento, dos veteranos, informaremos os dias destinados ao cadastramento dos estudantes que ingressarão este ano.

Para fazer o recadastramento será preciso:
Comprovante de matrícula da Instituição de Ensino;
Declaração (original assinada pela Instituição de Ensino referente a matrícula com data e horário do início e término da aula);
Cronograma de etapa e prazo do período letivo estabelecido pela Instituição de Ensino;
Cópia de comprovante de residência (caso houver mudança de endereço);
02 fotografias 3x4;

CONFIRA O CRONOGRAMA DE RECADASTRAMENTO

ROTA 01: 15/01/2018
MANHÃ: 08h30min às 12h00

ROTA 02: 15/01/2018
TARDE: 14h30min às 17h00

ROTA 03: 16/01/2018
MANHÃ: 08h30min às 12h00

ROTA 04: 16/01/2018
TARDE: 14h30min às 17h00

ROTA 05 - 17/01/2018
MANHÃ: 08h30min às 12h00

ROTA 06 - 17/01/2018
TARDE: 14h30min às 17h00

ROTA 07 - 18/01/2018
MANHÃ: 08h30min às 12h00
TARDE - 18/01/2018
14h30min às 17h00

ROTA 08: 19/01/2018
MANHÃ: 08h30min às 12h00

ROTA 09: 19/01/2018
TARDE: 14h30min às 17h00



Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
E-mail: comunicacao@paraipaba.ce.gov.br


#Educação 08/11/2017 SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Mini curso gratuito operador de máquinas pesadas será realizado sábado no CRAS

A Escola Orion Cursos com o apoio da Prefeitura de Paraipaba, realiza no próximo sábado, dia 11, às 9h, no CRAS, localizado na Rua Maria Clarice Moreira, 200, Centro, um mini curso para formação na área de operador de máquinas pesadas com certificado grátis. Não é necessário ter carteira de habilitação.

A formação abordará trabalho em várias máquinas como retroescavadeiras, empilhadeiras, entre outras máquinas de grande porte. Essa é a sua grande oportunidade.

Para se inscrever é necessário apenas um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas a projetos sociais de Paraipaba. Mais informações no whatsApp: 088 9 9914-3192. Aproveite e garanta sua vaga.

#Educação 11/10/2017 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Prefeito Dimitri entrega fardamento para alunos da Educação Infantil O Prefeito Dimitri Batista, acompanhado do vice Clodoaldo e da Secretária de Educação Vanderli Damasceno, entregou na manhã de hoje (11), os fardamentos para os alunos da educação infantil, na CEI Humberto Pessoa e na EMEIF Oldemburgo Braga.

Ao todo, serão entregues 1620 kits de fardamentos, compostos por duas blusas e short para os meninos e duas blusas e short-saia para as meninas. A partir da próxima semana haverá a distribuição dos uniformes para todas as escolas da educação infantil. “Esta é mais uma promessa de campanha cumprida. Sei que a educação das nossas crianças é a base do nosso futuro. Educação é prioridade no nosso governo. Até o último dia do meu mandato eu trabalharei firme e forte para a educação de Paraipaba avançar cada dia mais”, disse o gestor municipal Dimitri Batista.
#Educação 29/06/2017 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Secretaria de Educação oferta bolsas de estudos para universitários
A Secretaria de Educação oferta 18 bolsas de estudos para alunos universitários, no valor de R$ 350,00. As inscrições acontecem de 03 a 07 de julho, das 8h às 14h, na sede da pasta, situada na Rua João Viana Pessoa - 466, Bairro Loteamento.

Poderão concorrer ao auxílio financeiro estudantes que se enquadram nos requisitos estabelecidos pelo decreto 023 de 26 de junho 2017 (disponível no site). Alguns quesitos são: residir na cidade há pelo menos dois anos; ter sido aprovado em vestibular realizado por instituições de ensino, credenciadas e reconhecidas pelo MEC; não ter diploma de curso universitário anterior e possuir renda por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Entre os documentos necessários para participar do processo seletivo estão: cópias do RG, CPF, comprovante de matrícula, certificado ou histórico escolar de conclusão do ensino médio, declaração de renda e o anexo do decreto. Todas as cópias devem ser apresentadas junto com a documentação original. A lista completa de documentos necessários está especificada no decreto, que pode ser consultado no site.

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 27 de julho.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
#Educação 03/01/2017 SEC. DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Matrículas 2018 estão abertas
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Educação, iniciou no último dia 02 de janeiro as matrículas 2018 em todas as escolas públicas do município. Os pais podem procurar os locais nos horários de 7h30 às 11h e 13h30 às 17h.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br

www.paraipaba.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 16:10:19