CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 01/06/2023 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Curso de piscicultura é realizado pela secretaria de agropecuária em parceria com o Senar

A Prefeitura Municipal de Paraipaba, através da Secretaria de Agropecuária, realizou o curso de Piscicultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de (SENAR-CE).

O objetivo do curso é promover a capacitação dos agricultores rurais, desenvolvendo a área de piscicultura, para manejo e produção de peixes de água doce em sistema de tanque escavado, de maneira eficiente, a fim de gerar uma produção sustentável, promovendo o fortalecimento e melhor produtividade.

#Agricultura 26/05/2023 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de agropecuária em parceria com a Secretaria das cidades recebe 80 fogões sustentaveis

A Prefeitura de Paraipaba através da Secretaria de Agropecuária, em parceria com a Secretaria das Cidades do Governo do Estado, recebeu na última quarta-feira, 24/05, 80 fogões sustentáveis.

A ideia do uso de fogões ecológicos é centrada no menor consumo de lenha e redução da emissão de fumaça, bem como na economia significativa do consumo de gás de cozinha.

Os fogões serão entregues as duas associações, Associação do Calumbi e Associação dos apicultores, cada uma irá receber 40 fogões.

#Agricultura 22/11/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Projeto Mandala mais Infancia atendendo o agricultor rural

O projeto Mandala-Mais Infância vem ganhando forma e destaque ao longo dos dias.

Os serviços já estão bem avançados. Os agricultores contemplados já iniciaram a construção das mandalas com a realização do revestimento de reservatório que ficam no centro do sistema, que servirá como viveiro de peixes.

O próximo passo é a construção dos canteiros de horta, área das aves, e instalação do sistema de irrigação que contribuirá para a segurança alimentar destas famílias contempladas.

#Agricultura 08/11/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de agropecuária realiza a soltura de 50 mil peixes na lagoa da canabrava

A Prefeitura Municipal de Paraipaba, através da Secretaria de Agropecuária, realizou a soltura de 50 mil peixes jovens (alevinos) na lagoa da canabrava do município. O repovoamento ocorre pela terceira vez no município de Paraipaba.

Essa ação tem impacto direto na economia e renda dos pescadores do município.
A reposi
ção dos peixes proporciona recuperação de espécies nativas da região, contribuindo para o meio ambiente.

#Agricultura 21/07/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura promove encontro com agricultores e representantes da Caixa Econômica Federal

A Prefeiutra de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária na manhã desta quinta-feira, 21/07, promoveu um encontro entre os pequenos agricultores da cadeia de coqueiros do município de Paraipaba com representantes da Caixa Econômica Federal. A ideia surgiu a partir de um convite da instituição bancária, e, teve como objetivo tratar de linhas de crédito exclusivas voltadas aos pronafianos que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) assim como, linhas de crédito exclusivas e facilitadas. A reunião foi fundamental para abertura de um canal de comunicação com a Caixa Econômica, tendo em vista que o banco está entrando fortemente no segmento de investimento e custeio rural. Na oportunidade, os produtores puderam esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao custeio, valores, documentação e investimento. Os agricultores, pecuarista e pescadores poderão se dirigir até Secretaria de Agropecuária para mais informações referente ao credito.

O encontro contou com as presenças do Superintendente Caixa, Felipe Rodrigues;

Gerente Geral de Negócios Rurais,

Felipe Negreiros;

Gerente de Negócios Rurais da Caixa, agência Trairi, Caio Portela.

#Agricultura 28/05/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Solenidade de entrega de um trator para o Municipio de Paraipaba

Na manhã desse Sábado, 28/05 a Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária recebeu um novo equipamento para melhor atender a população. Um novo trator agrícola foi entregue à Prefeitura de Paraipaba, em ação organizada com o Governo do Estado do Ceará.

O veículo contribuirá nas atividades diárias desempenhadas pela secretaria de Agropecuária.

#Agricultura 21/04/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS O Programa Tempo de Plantar beneficia agricultores rurais do municipio de paraipaba

O "Programa Tempo de Plantar" beneficia o agricultor rural com horas gratuitas de aração de terra. Hoje, 21/04, os trabalhos esteve concentrados na localidade de Timbauba.

Os serviços de aração de terra atende principalmente aos pequenos agricultores, dando resistência rural nos campos.

Para ser beneficiado o cidadão terá que está devidamente cadastrado no "Programa Tempo de Plantar".

#Agricultura 08/03/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS PARAIPABA DÁ INÍCIO AO "PROGRAMA ALIMENTA BRASIL"

Nessa terça-feira, (08/03) A prefeitura de Paraipaba por por meio da Secretaria de Agropecuária (SEAGRO) em parceria com o Ministério da Cidadania e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará dá início a portaria nº 096/2022 referente ao Programa Alimenta Brasil - PAB (antigo PAA).

O PAB possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

É importante salientar que para alcançar esses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Quem pode participar do PAB?

Os BENEFICIÁRIOS e FORNECEDORES como Agricultores familiares, empreendedores familiares rurais e demais beneficiários que atendam aos requisitos previstos no art. 3º da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006; Organizações fornecedoras. COOPERATIVAS E OUTRAS ORGANIZAÇÕES que detenham a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar - PRONAF - DAP Especial Pessoa Jurídica ou documentação definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; UNIDADES RECEBEDORAS Organizações formalmente constituídas que recebem os alimentos e os fornece aos beneficiários consumidores e ÓRGÃOS COMPRADORES Órgão ou entidade da administração pública, direta e indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Para o Secretário da SEAGRO do município de Paraipaba, Sr. Raimundo Nonato (Jean), estabelecer políticas públicas com vistas a beneficiar o homem do campo é de suma importância para o avanço da economia e da qualidade de viva: _"Estamos tratando de uma pauta crucial para que a gente supere a insegurança alimentar". Quando a gente dá a mão para a agricultura familiar, estimulamos o homem do campo, o consumo local de alimentos e o nosso vizinho não passa fome".

#Agricultura 23/02/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária recebe 300 mudas de Cajueiro anão precoce do "Programa Hora de Plantar" do Governo do Estado do Ceará

Os produtores Paraipabenses foram contemplados com 300 mudas de Cajueiro anão precoce. adquiridas através do "Programa Hora de Plantar" 2021/2022 do Governo do Estado do Ceará - Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agricultura juntamente com a EMATECE ja estão estudando a lógistica de como será distribuição das mudas de Cajueiros para os agricultores do município, que serão orientados sobre o preparo do solo, tratos culturais, espaçamento, adubação ao controle fitossanitário necessário para o plantio das mudas de Cajueiro.

#Agricultura 01/02/2022 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária - Curso de Aplicação Defensivos Agrícolas

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária já iniciou o curso de Aplicação de Defensivos Agrícolas. O curso tem a duração de três dias, tendo como objetivo, capacitar os agricultores a manusear os Equipamentos de Proteção Individuais(EPI's) de forma correta. Ao término do treinamento, será disponibilizado certificados para os participantes que concluíram todas as etapas do curso.

#Agricultura 27/08/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Encerramento do curso de Doma Racional de Equino

Nesta quinta-feira pela tarde, encerrou mais um curso realizado pela Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos. O Curso de Doma Racional foi ministrado pelo instrutor Carloto Júnior, do SENAR em parceria com a Prefeitura e contou com a presença de 12 participantes que acompanharam atentamente todas as orientações e cuidados com a classe de animais equinos. A Secretaria de Agropecuária, continua trabalhando focando em ações e capacitações nas suas áreas e este é o compromisso da Prefeitura de Paraipaba com os Paraipabenses.

#Agricultura 12/08/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária em parceria com SENAR dá início ao curso Mulheres em Campo

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária em parceria com o SENAR, deu início na manhã desta quinta feira (12/08) o curso Mulheres em Campo.

O curso possui carga horária de 40 horas e o conteúdo é estruturado em cinco encontros:

1° Diagnosticar o empreendedorismo

2° Planejamento

3° Custo de produção

4° Indicadores de viabilidade e comercialização

5° Desenvolvimento pessoal

O curso tem o objetivo desenvolver competência de empreendedorismo, despertando o interesse

em gestão e ampliar o protagonismo feminino na administração de empresas rurais.

#Agricultura 11/08/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária realiza soltura de 30 mil peixes na Lagoa da Canabrava destinados pelo o Governo do Estado

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Agropecuária, realizou nesta quarta-feira (11/08) o peixamento na Lagoa da Canabrava. Ao todo foram 30 mil peixes destinados a Lagoa pelo o Governo do Estado do Ceará na representação do Secretário de Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz.

A ação tem como objetivo aumentar a produção pesqueira, mesmo em período de estiagem, garantir segurança alimentar e renda.

Essa é mais uma ação em parceria com o Governo do Estado do Ceará, afim de levar mais qualidade de vida ao povo Paraipabense.

#Agricultura 05/08/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária dá início ao curso de Produção de bolos confeitados

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária em parceria com o SENAR / SINRURAL do município de Trairi, iniciou na ultima quarta-feira, (04/08), o Curso de Produção de Bolos Confeitados.

O curso estará capacitando 19 pessoas com o objetivo de profissionalizá-las e incentivar a comercialização, gerando renda através da confecção de bolos e doces de festas.

#Agricultura 23/07/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria realiza entrega de mudas de plantas silvestres, medicinais e ornamentais

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Agropecuária promoveu a entrega de mudas aos moradores do município nesta Sexta-feira, (23/07).

Em torno de 200 mudas foram repassadas aos agricultores e interessados.

#Agricultura 08/07/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba promove palestra sobre criação e manejo de galinha caipira ao Produtor Rural

Em parceria entre a Prefeitura de Paraipaba e o Sebrae, paraipabenses participaram na manhã desta quarta-feira (07/07) de uma palestra sobre criação e manejo de galinha caipira ao Produtor Rural. A ação, realizada pela Secretaria de Agropecuária, tem como objetivo tratar sobre a importância da cultura da avicultura caipira no nosso município e instruir os produtores rurais sobre o manejo da cultura. Com isto, o produtor irá se qualificar e a prática fomentará a economia do município.

#Agricultura 06/07/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba realiza mapeamento para implementação de Mandalas

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, realizou um reunião para mapeamento e implantação de Mandalas, que são espaços onde integram criação de peixe, aves caipiras, hortas, plantas medicinais, culturas subsistência e fruteiras nas comunidades e escolas de Paraipaba. A ação se dá através da Prefeitura, em parceria com o Instituto Landua, na pessoa do Dede Pacheco e Doutorando Sr.Jhonson representante dos Territórios Criativos.

Mandalla, O Círculo Mágico da Vida, mostra o trabalho do seu criador a Agência Mandalla DHSA, uma OSCIP, que leva planejamento e organização para a produção agrícola de produtores familiares, possibilitando a melhoria da qualidade de vida.

#Agricultura 25/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Blitz educativa marca encerramento do Junho Ambiental 2021

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria do Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realizou na manhã da última quinta-feira (24/06), uma blitz educativa para marcar o encerramento da programação do Junho Ambiental 2021. Em parceria com a SEMA, houve também doação de mudas de plantas para os cidadão que estavam no local. A banda Otacílio Barbosa dos Santos esteve presente fazendo um som ambiente.

#Agricultura 23/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS OVINOCAPRINOCULTURA: PARAIPABA PROMOVE CAPACITAÇÃO

Teve início na última terça-feira (22/06) o curso de Ovinocaprinocultura voltado para criadores de animais da espécie e interessados na área. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, em parceria com o SINRURAL de Trairi, SENAR/CE e FAEC. O objetivo é capacitar 18 pessoas na área de Ovinocaprinocultura. O curso tem carga horária de 24h e finaliza nesta quinta-feira (24/06).

#Agricultura 18/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Atenção, produtores de caju!

A Secretaria de Agropecuária está com inscrições abertas para prestação de Assistência Técnica e Certificar os produtores de caju, que tenham safra de dez toneladas. A iniciativa se dá através da Prefeitura de Paraipaba com a empresa Usibras. A Usibras também se comprometeu a comprar a produção daqueles produtores certificados.

#Agricultura 14/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Paraipaba fecha parceria com a Usibras

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, fechou parceria com empresa Usibras. O objetivo da parceria é dar prioridade a aquisição da matéria-prima de produtores de caju e castanha do município. Através da parceria, a Secretaria estará cadastrando produtores de caju para assistência técnica, certificação da produção e comercialização.

Esteve na reunião o secretário da pasta, Raimundo Nonato; além da coordenadora do PAA, Silviane Chaves; o engenheiro agrícola, Moisés Cardoso e a engenheira agrônoma, Pollyana Quemel.

#Agricultura 11/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS PARAIPABA PARTICIPA DE REUNIÃO ESTADUAL PARA TRATAR SOBRE IMPLANTAÇÃO DO SELO S.I.M

Prefeitura de Paraipaba, através do secretário de Agricultura, Jean Nonato participou nessa quinta-feira (11/06) de uma videoconferência realizada pela ADAGRI, com palestra da gerente de Inspeção e Fiscalização Animal da ADAGRI, Glaycione Rodrigues. A reunião teve como principal objetivo falar sobre a implantação do selo S.I.M nos municípios cearenses. O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados e transformados

#Agricultura 11/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS PESCADORES DE LAGOINHA SÃO CONTEMPLADOS COM PROJETO PARA REALIZAR PESCA MARINHA

Pescadores da comunidade de Lagoinha, da Colônia de Pescadores Z- 25, foram contemplados com projetos do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar- FEDAF onde os trabalhadores terão acesso a insumos e equipamentos necessários para pesca marítima. O recurso advém do FEDAF, politica do Governo do Estado que dá 2 anos de carência ao trabalhador, com 30% de desconto e 5 anos para realizar pagamento. Para concretização do projeto, a Secretaria de Agropecuária, através da coordenadora do PAA, Silviane Chaves recebeu a visita técnica da engenheira de pesca Liani Marli, representando o Instituto Agropolos do Ceará.

#Agricultura 02/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agricultura promove mais uma formação para produtores

A Secretaria de Agricultura de Paraipaba realiza, no período de 21 a 23 de junho, o curso de Manejo Sanitário de Ovinos e Caprinos. O curso é voltado para produtores do município. As inscrições podem ser feitas na sede da própria secretaria, entre os dias 2 a 10 de junho A formação acontecerá na Comunidade de Ipu, na casa do Sr. Raimundo Neguin.

#Agricultura 02/06/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogada primeira etapa de vacinação contra febre aftosa

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2021 foi prorrogada para compra de vacinação até dia 3/7 e para vacinação até dia 19/7. De acordo com Joaquim Barros, coordenador Estadual do PEEFA, a prorrogação foi "motivada pelo isolamento social, devido a pandemia causada pela Covid-19, o que dificultou bastante a compra da vacina por parte dos pecuaristas".

Nesta primeira fase, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Lembrando que o produtor deve comparecer até a EMATERCE, localizada na Avenida Antônio Tabosa, S/N, Monte Alverne, para declarar os animais vacinados. O agricultor deverá levar também a nota da vacina adquirida.

#Agricultura 31/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agropecuária abre novos cadastros para PRODETER

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Agropecuária, informa que estão abertas as inscrições para novos cadastros no Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER). O programa, voltado para produtores de Ovinos e Caprinos, é uma parceria da Secretaria de Agropecuária de Paraipaba com o Banco do Nordeste (BNB). As inscrições poderão ser feitas na sede da secretaria até o dia 30 de junho.

#Agricultura 28/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba solicita adesão ao Secaf

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino assinou hoje (27/05) um ofício direcionado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) solicitando adesão ao Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf). A solicitação, realizada pela Prefeitura de Paraipaba, por intermédio da Secretaria de Agropecuária (Seagro), foi protocolada junto à SDA ainda nesta quinta.

O Sistema tem por objetivo prestar apoio à comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, estabelecendo regras e procedimentos, para garantir a origem dos produtos provenientes dos fornecedores e/ou organizações fornecedores da agricultura familiar por parte de programas e projetos do Governo do Estado do Ceará.

#Agricultura 24/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Primeira fase contra febre aftosa encerra em 1º de junho

Encerra no próximo dia 1º de junho a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2021. Nesta primeira fase, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.

Lembrando que o produtor deve declarar a vacinação ao órgão de defesa sanitária animal estadual. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário.

#Agricultura 24/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos realiza reunião para tratar sobre acesso ao crédito do Pronaf

A Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos realizou na última sexta-feira (21/05) uma reunião para tratar sobre acesso ao crédito do Pronaf, via AgroAmigo. O crédito é direcionado aos produtores de ovinos e caprinos para o Prodeter. Estiveram presentes na reunião o secretário da Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, Raimundo Nonato; a oordenadora do PAA, Silviane Chaves;

o gerente Agropecuário, Moisés Cardoso; o coordenador do Prodeter, Neudo e o coordenador do AgroAmigo, João Neto.

#Agricultura 19/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos visita escolas para implantação do “Nossa Horta”

O secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, Raimundo Nonato, visitou hoje (19/05) as escolas municipais Complexo Escolar Setor C1 e Paulo Silva dos Santos (Segunda Etapa) para conferir de perto a implantação do subprojeto "Nossa Horta", inserido no projeto central Agricultura Urbana e Periurbana. De acordo com o secretário, o projeto tem como principal objetivo "proporcionar a segurança alimentar e nutricional dos beneficiados, incorporando toda produção na merenda escolar. Além de servir também como atividade complementar às crianças".

Além do secretário, participaram da visita coordenadora do PAA, Silviane Chaves e o gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Moisés Cardoso.

#Agricultura 14/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Paraipaba fecha parcerias para realização de serviços dentro do município

A Prefeitura de Paraipaba, por intermédio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e recursos Hídricos (Seagro), informa aos cidadãos que enviou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o Termo de Cooperação Técnica, referente ao Programa Titula Brasil. E, ainda, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário Do Estado Do Ceará (SDA), realizou a adesão ao Garantia Safra 2021/2022, por meio de Termo de Adesão ao Fundo Garantia-Safra. Além disto, assinou com a Agência de Defesa Agropecuária Do Ceará (ADAGRI) o Termo de Adesão ao Convênio de Cooperação Técnica.

O intuito dessas parcerias é trazer mais serviços aos munícipes, haja vista que deslocar-se até Fortaleza ou cidades circunvizinhas por muitas vezes geram transtornos e atrasos. Estamos trabalhando para desburocratizar ao máximo a vida de nossa população.

#Agricultura 13/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba oferece curso gratuito de Manejo Alimentar de Ovinos e Caprinos

A prefeitura de Paraipaba, através da secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, está com inscrições abertas para o curso de Manejo Alimentar de Ovinos e Caprinos. O curso é gratuito e estão sendo disponibilizadas 20 vagas, com disponibilidade de turma extra, conforme a demanda.

O curso terá duração de 4 dias, carga horária de 32hrs, sendo 8 hrs por dia, com direito a lanche e almoço. Ao final do curso o participante recebe certificado de conclusão.

As inscrições estão disponíveis na sede da secretaria de Agricultura, basta comparecer ao local portando RG, CPF e comprovante de endereço.

#Agricultura 12/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba realiza reunião para tratar sobre LAC

Representantes da Prefeitura de Paraipaba participaram na manhã de hoje (12/05) uma reunião com dirigentes de bancos e do município para tratar sobre diversos assuntos, desde empréstimos disponíveis no mercado, como CredAmigo e AgroAmigo, no qual beneficia pequenos empreendedores; além de esclarecimentos sobre como funcionará a LAC (Licenciamento por Adesão e Compromisso) em âmbito municipal, um instrumento que será utilizado no município, onde, em caráter autodeclaratório, o empreendedor declara a adesão e o compromisso de atendimento aos critérios e pré-condições estabelecidas para instalação e operação da atividade ou empreendimento.

Esteve presente na reunião a prefeita Ariana Aquino; Raimundo Notato, Secretário de Agropecuária e Recursos Hídricos ; Rafael Ramalho, Secretário de Turismo; Silviane Chaves, Coordenadora do PAA; Hidaiana Ferreira Braga, coordenadora da unidade de Paraipaba; Ana Cristina Praciano Lauriano Barroso, Coordenadora Regional; Porfirio Silva de Almeida, Gerente da Unidade de itapipoca; Raimundo Neudo Barbosa de Oliveira, Agente de desenvolvimento; Francisco José Cândido Silveira, Gerente de negócios da superintendência do Ceará.

#Agricultura 11/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba dá início a projeto Agricultura Urbana e Periurbana

A Prefeitura de Paraipaba, através da secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, iniciou na última terça-feira (04/05) o projeto Agricultura Urbana e Periurbana. No qual, neste primeiro momento, será aplicado nas escolas do município e terá como proposta do subprojeto "Minha Horta na Escola".

Na oportunidade serão instaladas hortas, mediante espaços disponíveis, sendo construído de forma horizontal, canteiro, sistema de mandalas, partindo de sistemas agroecológicos. O projeto fará uso de recursos naturais disponíveis para implantação e manutenção de frutas, verduras e legumes.

Além disto, a ação tem por finalidade proporcionar a segurança alimentar e nutricional dos beneficiados, incorporando toda produção na merenda escolar, servindo também como atividade complementar às crianças.

#Agricultura 11/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Agricultura disponibiliza inscrição para curso Artesanal de Pães

A Prefeitura de Paraipaba, através da secretaria de Agricultura, está com inscrições abertas para o curso Artesanal de Pães, voltado para pessoas acima de 18 anos. Serão disponibilizadas, inicialmente, 15 vagas, que poderão ser estendidas até 20 vagas - dependendo da demanda.

O curso terá duração de quatro dias, com carga horária de 32hs, sendo 8h por dia, com direto a dois lanches e almoço. Ao final da capacitação, o participante recebe certificado de conclusão.

As inscrições estão disponíveis na sede da secretaria de Agricultura, basta comparecer ao local portando RG, CPF, e comprovante de endereço.

#Agricultura 07/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura de Paraipaba estipula prazo para regularização de cadastro junto à Adagri

Criadores devem ficar atentos ao prazo!

Até dia 17 de maio quem estiver com cadastro irregular junto a Adagri pode se regularizar sem sofrer nenhuma penalidade.

#Agricultura 07/05/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Paraipaba informa sobre início dos Cursos de Equinos

A Prefeitura de Paraipaba, através da secretaria de Agricultura, comunica que o início dos cursos de Equinos ainda está sem data prevista, por conta da falta de flexibilidade para esse tipo de atividade. A Prefeitura informa ainda que processo para realização do curso está regularizado e encontra-se apto para realização. Porém, por conta da pandemia do novo Coronavírus, continuam suspensas atividades voltadas para essa finalidade.

#Agricultura 09/04/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agropecuária retoma o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Agropecuária e Recursos Hídricos, realizou na tarde de ontem, 08, a entrega de kits de alimentos do programa de aquisição de alimentos (PAA), para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição dos alimentos foram para entidades cadastradas no no programa PAA.

Um programa do Governo Federal, por meio do Ministérios da Cidadania e Secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Recursos Hídricos do município de Paraipaba.

#Agricultura 05/03/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogação da adesão dos agricultores - Programa Garantia Sagra 2020/2021

Comunicamos que de acordo com a Resolução nº 39, de 01 de outubro de 2020, conforme Coordenação Geral de Seguro da Agricultura Familiar - CGSAF/DEGER/SPA, o prazo para recolhimento da tarifa de adesão ao FGS, safra 2020/2021, pelos agricultores/safristas do Estado do Ceará região 2, foi prorrogado para até o dia 22 de março de 2021.

Em face disso, solicitamos que os agricultores que foram beneficiados no ano de 2020, e não receberam os boletos este ano (2021), procure a Secretaria de Agropecuária, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão pelo telefone: (85) 99724-8886. Em virtude da Covid-19 não é necessário que se desloquem até a secretaria, basta ligar e solicitar informação.

Informamos que as Unidades vinculadas, bem como os parceiros da rede, não estão aptos a receber nenhum documento após o dia 22/03/2021.

#Agricultura 01/03/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura realizou a soltura de 50 mil peixes destinados às lagoas do município

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Agricultura, realizou na última Sexta-feira (26/02), a soltura de 20 mil peixes, que foram destinados às lagoas do Município.

Para a Gestão Pública, a ação é considerada de grande e relevante importância, visto que, além de garantir alimentação saudável, fortalecerá a economia de centenas de famílias de baixa renda, principalmente as que residem nas comunidades rurais do Município.

Vale ressaltar que é fundamental respeitar o período necessário para que o peixe possa atingir o tamanho ideal.

#Agricultura 16/02/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura inicia entrega de sementes de milho do Programa "Hora de Plantar"

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado e Ematerce, iniciaram a entrega de sementes do programa "Hora de Plantar", enviadas pelo Governo do Estado do Ceará.

Foram entregues até o momento 1.200kg de sementes de milho aos agricultores do município. A iniciativa tem como objetivo distribuir sementes para plantio, visando o início do período chuvoso.

#Agricultura 13/01/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Produtores rurais participam de reunião do PAA realizada pela Secretaria de Agropecuária

A Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos realizou nesta quarta-feira, 13, uma reunião com a equipe do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, juntamente com os produtores rurais do município.

Na ocasião foi apresentada a nova equipe do PAA, coordenação da Seagro, além de tirar todas as dúvidas dos agricultores presentes. A equipe da Vigilância Sanitária também esteve no local.

Também foi abordado o acesso aos produtores do Selo de Inspeção Municipal - SIM.

#Agricultura 13/01/2021 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Seagro apresenta novo Plano de Governo para membros de associações e produtores rurais de Paraipaba

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), uma reunião da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos com membros de associações culturais e agricultores de Paraipaba.

Na ocasião foi feita a apresentação do Plano de Governo e políticas estaduais e federais, que serão executadas juntamente com o público municipal de associações e produtores rurais de Paraipaba.

O vice-prefeito Garcia, também esteve presente na reunião.

#Agricultura 07/07/2020 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agropecuária entrega mais de 8 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social

Em meio a esta pandemia, diversas ações estão sendo realizadas no município, não somente para combater o vírus, mas também para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, a Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos vem realizando a entrega de kits alimentares, adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos, de produtores rurais do município, e distribuídos entre as entidades cadastradas no programa.

Nos últimos três dias, dias 30, 01 e 02, respectivamente, foram entregues 254 cestas para diversas famílias que estão inclusas nestas entidades. Em 40 dias foram entregues mais de 8 toneladas de alimentos da agricultura familiar.

A ação beneficia não somente estas famílias, como também os produtores rurais de nosso município.

#Agricultura 22/06/2020 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Seagro realiza compras de alimentos da agricultura familiar para distribuição de cestas e gerar renda para agricultores

Mesmo em meio a pandemia do coronavírus, a Seagro pôs em prática, seguindo todas as recomendações de segurança sanitária da Secretaria de Saúde de Paraipaba, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos são comprados de agricultores familiares locais, por meio do PAA, com recursos do Ministério da Cidadania e doados, em forma de cestas básicas, a entidades socioassistenciais cadastradas no sistema do programa, bancos de alimentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social do município

O coordenador municipal do PAA, Ernandes Viana, afirma que os cuidados preventivos possibilitaram a continuidade da iniciativa. "Só foi possível a continuidade da execução do programa no município, uma vez que nos comprometemos a adotar as medidas de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social, uso de álcool em gel, horários distintos para entrega das cestas, dentre outras medidas".

O PAA contribui significativamente na vida dos beneficiários e produtores. O programa não só faz parte da nossa vida, como também de muitos agricultores, familiares, e ajuda muito nesse momento difícil. Como também ajuda as pessoas carentes com a distribuição de alimentos", declarou o titular da Seagro, Francisco Xavier.

As cestas foram entregues para entidades já castradas no sistema do Programa de Aquisição de Alimentos do município, como creches, CRAS, CREAS e algumas escolas municipais.

#Agricultura 17/06/2020 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Paraipaba é destaque no Diário do Nordeste com produtores rurais

"Produtores se reinventam para vender produção no Interior durante pandemia"

Com o fechamento de restaurantes e hotéis, além da proibição de feiras livres por conta da pandemia da Covid-19, agricultores familiares e pequenos comerciantes do Interior do Estado precisaram se adaptar ao novo modelo econômico imposto. Em Paraipaba, no Litoral Oeste, Silvanira Mendes, a dona Nirinha, como é conhecida, descobriu uma nova forma para comercializar suas galinhas caipiras. Já em Umirim, a 95 km de Fortaleza, Ridley Andrade passou a realizar a venda de frutas e verduras com entrega em domicílio.

"Como os restaurante estão todos fechados por causa da pandemia, são dias muito difíceis para todas nós. Também vendia para o Trairi e outros municípios próximos", comenta dona Nirinha. "Sem renda, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e nem o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pensei: vou oferecer as galinhas pelas redes sociais", explica.

A produtora conta que realiza a venda aos domingos e cada kit, que contempla uma galinha, cuscuz, feijão verde, abóbora, batata doce e macaxeira, custa R$ 50.

Segunda a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a saída encontrada gera uma maior união entre os agricultores familiares e é opção de renda aos produtores neste momento difícil.

A Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba fica localizada no complexo de irrigação Curu-Paraipaba e também realiza a venda pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os produtos são fornecidos, mensalmente, e destinados a merenda escolar do Município.

A produção inclui a galinha caipira abatida, além de 150 kg de mamão, 300 kg de macaxeira e 50 kg de feijão. Com o excedente, as mulheres escoam a produção em vendas realizadas a turistas e caminhoneiros na CE- 085. No contexto da pandemia, essa situação também foi prejudicada.

Vendas

Hoje, cada marmita produzida para a venda é capaz de alimentar até sete pessoas e tem boa aceitação dos clientes, que fazem o pedido e marcam o horário e dia para a retirada pela internet. "Aguardo aqui na minha casa mesmo. Domingo passado foram sete galinhas e já tenho mais encomendas para o domingo", conta a produtora familiar, que é presidente da Associação das Agricultoras Familiares de Paraipaba.

"Quero desfazer o galinheiro e pegar outros pintos. Quando acabar, pego das outras mulheres da associação. Vendo feijão verde, macaxeira, mamão, bolo. Também temos polpa".

Para realizar a entrega, dona Nirinha utiliza máscaras de proteção e realiza a higienização correta dos alimentos. Os cuidados também são cobrados de quem vai consumir seus produtos. "Quem vem sempre chega de máscara e não saio de casa se não for na hora da entrega", assegura.

Ela mora às margens da rodovia Sol Poente, na CE-085, o que facilita a chegada dos clientes. "Nunca vendi assim, mas os últimos três meses foram difíceis porque precisava de dinheiro para pagar as contas", conta a produtora.

Já Ridley, em Umirim, comercializa frutas e verduras na sua própria casa, porém, durante a pandemia, está realizando as entregas por delivery. "As vendas estão boas. Para evitar aglomerações, o cliente faz o pedido e a gente entrega nas residências", explica.

Em abril, Ridley utilizou parte de seus produtos para entregar quentinhas a caminhoneiros. Hoje, para garantir a renda da família, o comerciante realiza as entregas diariamente, conforme a demanda na cidade e, para ajudar, outras pessoas acabam trabalhando no comércio. "As vendas estão melhores do que antes da pandemia", comenta.

Fonte: Diário do Nordeste

#Agricultura 20/03/2020 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Feira livre é suspensa por tempo indeterminado

A tradicional feira livre que acontece aos domingos, na sede da cidade, está suspensa por tempo indeterminado. A medida faz parte das ações adotadas pela gestão municipal como forma de prevenção ao novo coronavírus

#Agricultura 29/10/2019 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Comitês discutem ações do Plano de Ação territorial
Aconteceu nesta terça-feira (29), em Itapipoca, uma reunião entre o Comitê Gestor Territorial (CGT) e os Comitês Gestores Municipais (CGM). A pauta girou entorno da avaliação das atividades que aconteceram até o momento. Na ocasião, foram discutidas as ações do Plano de Ação territorial (PAT). Dentre outras atividades, o PAT tem como principal função nortear os passos do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), afim de se alcançar o objetivo.


Para o agente público da Seagro e membro do CGM, Carlos Antônio, o objetivo do Prodeter é fortalecer as cadeias produtivas das atividades pelos próprios produtores, incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas. “Potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento é promover o financiamento estruturado de atividades produtivas e melhorar as condições de vida da população regional. Assim o conhecimento do produtor é fundamental e o dinheiro para financiar também”, finaliza o agente.
#Agricultura 10/09/2019 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Prefeito Dimitri Batista entrega títulos de posse a agricultores
O prefeito Dimitri Batista, juntamente com o Secretário da Seagro, Francisco Xavier, o vereador Elicreu, Aloísio Costa Maia e o agente da pasta, Robério Ângelo, realizaram na última sexta-feira (06), a entrega de títulos de terra aos agricultores.


O gestor municipal fala sobre o programa que reconhece as famílias como força motora para o desenvolvimento local. "A reforma agrária nasceu com o objetivo de proporcionar a redistribuição das propriedades rurais. Esse processo é realizado em parceria com Estado do Ceará e municípios, que distribui terras aos agricultores familiar", esclarece Dimitri Batista.


O secretário da Seagro, Francisco Xavier, enfatiza que o título de terra habilita o agricultor aos programas que possibilitam a implementação de políticas públicas voltadas à essa classe. " O principal beneficio da obtenção do título esta atrelado à inserção do agricultor ao programa de incentivo à agricultura familiar. Assim, o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), poderá financiar projetos ao pequeno produtor rural, com baixas taxas de juros", finaliza o gestor da pasta.
#Agricultura 19/08/2019 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura familiar beneficia pequenos produtores do município
A Feira da Agricultura Familiar já está em seu terceiro domingo consecutivo, sendo mais uma alternativa para a população de Paraipaba realizar suas compras, como verduras, legumes, frutas, mel, bolo e até mesmo utensílios de cozinha, como panos de prato.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, o Vereador Regim, a Associação do Assentamento Zabelê Flores - Videl e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O gestor municipal, Dimitri Batista, destaca a importância da feira para as famílias assentadas: "Temos nesta manufatura de produtos, a possibilidade de melhorar de forma significativa a vida das famílias, tanto para quem comercializa, quanto para quem consome produtos de qualidade. As famílias têm muita necessidade de escoar a produção, e a feira permite isso de forma regular", explica o prefeito.
#Agricultura 08/05/2019 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Criadores têm até 31 de maio para vacinar os rebanhos
Os agropecuaristas de todo o país têm até o próximo dia 31 deste mês para realizar a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. É obrigatório comprovar que o rebanho foi vacinado. Haverá aplicação de multa para quem deixar de vacinar.


A Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos informa que as vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos licenciados. Depois da compra, o criador terá 10 dias para comprovar a vacinação em qualquer unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).


De acordo com o secretário da pasta, Francisco Xavier, a vacinação fortalece a cadeia produtiva mantendo o Estado do Ceará e o município livre da doença: " Gladiar contra a febre aftosa é um dever do poder público e do agropecuarista em geral. A vacinação do rebanho não só garante a sanidade do mesmo, mas também carne de qualidade para a mesa do consumidor".


Mudança na dosagem da vacina contra febre aftosa


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) informa, respaldada na determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que a partir da próxima campanha de vacinação contra a febre aftosa, no mês de maio/2019, valendo para os Estados da Federação, exceto Rondônia, o produtor não poderá mais usar vacinas de 5 e, sim de 2 ml, quando da vacinação de bovinos e bubalinos. Ressalte-se, ainda, que o estabelecimento está proibido de comercializar essa dosagem.
#Agricultura 21/03/2019 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 100 títulos de propriedade rural são entregues no município
Aconteceu na manhã de hoje (21), no CRAS, a entrega de 185 títulos de regularização fundiária aos agricultores do município. Participaram do evento além dos produtores rurais, o prefeito Dimitri Batista, a primeira-dama Carol Batista, o secretário de agropecuária Francisco Xavier, o presidente da Assembleia Legislativa José Sarto, o deputado Leonardo Araújo, representantes do IDACE, do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Paraipaba e vereadores.

Segundo o agricultor Luciano Gonçalves, o título de posse é uma conquista. “Moro nesta terra há 35 anos e esperava por este documento há muito tempo. Estou muito feliz, pois agora posso dizer que realmente sou dono da minha terra”, comemorou.

O prefeito Dimitri Batista destacou a parceria com o Governo do Estado para que a iniciativa fosse possível. “Agradecemos o apoio do Ceará nesta entrega. A parceria foi possível por meio da secretaria de agropecuária do município que está fazendo tudo para melhorar a vida dos nossos agricultores”, declarou.

A ação faz parte do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária. O título de propriedade rural é o resultado final do programa que tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense.
#Agricultura 07/11/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até dezembro
A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa já começou e segue até o próximo dia 01/12. Nesta etapa, a imunização é obrigatória para bovinos e bubalinos com idade entre um e 24 meses.

Após a vacinação, o criador deve procurar o escritório da Ematerce para declarar seu rebanho e quantos animais foram vacinados, além de levar a nota fiscal de compra das vacinas.
#Agricultura 09/07/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Programa de Aquisição de Alimentos de Paraipaba é referência para o estado da Bahia
Na última semana nosso município recebeu a visita dos coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ceará e da Bahia, Mônica Macedo e Roosevelt Silva, para conhecer o modelo de implantação do programa em Paraipaba.
A modalidade compra direta com doação simultânea, que está sendo implantada nos estados da Bahia e do Ceará, tomou como modelo de execução sustentável o município. O sucesso do programa deve-se ao compromisso da gestão com os agricultores familiares.
Acompanharam a equipe o secretário de agropecuária, pesca e recursos hídricos, Francisco Xavier, e o coordenador municipal do PAA, Ernande Viana.
#Agricultura 06/06/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 15 de junho
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o próximo dia 15. O Prazo foi estendido em razão da greve dos caminhoneiros, que prejudicou a distribuição das vacinas, o que fez com que os índices de cobertura vacinal não fossem atingidos.

A vacina evita a proliferação do vírus da família picornaviridae, do gênero aphthovirus, e é aplicada em rebanhos de bovinos e bubalinos.

Até 25 de junho, os criadores precisam comprovar a aplicação da dose. O processo é fundamental para emissão da guia de trânsito animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular e comercializar produtos como carne e leite.



Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
(85) 991286868 / 982034027

#Agricultura 23/04/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Pequenos proprietários devem fazer o CAR a partir do próximo dia 02

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com o apoio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, está convocando os pequenos proprietários do município a fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tiveram sua terra medida pelo IDACE e estão relacionados na lista fornecida pelo Instituto. O serviço é gratuito.

O interessado deve comparecer ao atendimento com os documentos pessoais e da terra. Não importa a situação jurídica do imóvel nem a atividade desenvolvida. Com a ajuda de imagens de satélite, o cadastrador localiza e mede a terra. Depois, pergunta sobre as características ambientais da área, como a ocorrência de rios e de outros recursos naturais. Áreas degradadas não são levadas em conta na entrevista. No final, o proprietário recebe o comprovante de que fez o CAR, que deverá ser mantido com o documento do imóvel.

O serviço será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, situado na rua Brasilice Braga - 312, Centro, nos horários de 7h às 11h ou de 14h às 16h. O atendimento será feito por um profissional da Semace.

O cadastramento é obrigatório. O prazo para prestar as informações inicia no próximo dia 02 e termina dia 31 de maio. O Ministério do Meio Ambiente informou que não haverá nova prorrogação.

A partir de junho, quem não tiver o CAR em dia ficará impedido de participar dos programas de apoio à agricultura familiar.

#Agricultura 17/04/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Programa de Aquisição de Alimentos é expandido no município
O Programa de Aquisição Alimentos (PAA) foi expandido no município. Agora, mais de 200 crianças serão beneficiadas em três creches.
O secretário de agropecuária, pesca e recursos hídricos, Francisco Xavier, acompanhado do coordenador do PAA, Ernande Viana, realizou uma visita para acompanhar o programa de perto.

O PAA tem como objetivo garantir a segurança alimentar, dando mais qualidade de vida à população e melhorando a renda familiar dos agricultores.
Atualmente já são beneficiados o Hospital Municipal, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Programa Educacional Especializado e os dois CAPS do município.

#Agricultura 14/03/2018 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS PAA 2018 é lançado no município
Aconteceu ontem (13/03), no CRAS, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado, o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos 2018 (PAA), uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. O programa favorece a aquisição direta de produtos de agricultores familiares.

O evento contou com a presença de agricultores, representantes de instituições recebedoras, do secretário municipal Francisco Xavier e do coordenador do PAA de Paraipaba, Ernande Viana. (Fotos: ASCOM/PMP)



Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Contato: (85) 991286868 / comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
#Agricultura 04/01/2017 SEC. DE AGROPECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS Boletos do Garantia-Safra já estão disponíveis
A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, informa que os boletos para pagamento do Garantia-Safra já estão disponíveis na secretaria para quem foi inscrito.

O programa só tem validade com o pagamento dos boletos no valor de R$ 17,00. As inscrições para receber o benefício já foram encerradas.

O Garantia-Safra garante auxílio financeiro, dividido em cinco parcelas, a agricultores com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por mês. Para participar do programa, os agricultores precisam ter renda familiar mensal mínina estabelecida e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
Contato: (85) 991286868
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
www.paraipaba.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 10:23:54